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sábado, 24 de novembro de 2012

MENINOS E MENINAS, PROFESSORES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL...



Tocantins – Brasil; ano letivo de 2012.

Meninas e meninos, professores do1º ano do Ensino Fundamental,
 Esse talvez tenha sido um ano de muitas mudanças para vocês, em especial pelo fato de estarmos agora inseridos no tal SGE _ Sistema de gerenciamento Escolar _ que exigiu de nós disposição para ouvir muitas abobrinhas e informações desencontradas vindas de todos os lados: Seduc, Dre”s, direção e secretarias das escolas.
Podem negar o quanto quiserem, não é? Mas nós sabemos o que ouvimos, e não foram poucas coisas.
Na minha escola ocorreu a reburocratização da prática docente, o que fez com que fosse necessário elaborar três planos distintos:
1. o plano de curso anual;
2. o plano de aula semestral; e
3. o plano de aulas semanal.
Vamos e convenhamos, a razão disso até agora não entendi, pois o tempo que gastei na elaboração dos dois primeiros poderia ser mais bem aproveitado se o tivesse gastado na busca de atividade/técnicas/metodologias que subsidiassem a minha prática pedagógica, em especial porque tenho na minha sala de aulas 4 (quatro) alunos que são especiais e 5 (cinco) que não conseguem aprender no ritmo exigido pelo cronograma de conteúdos/competências/habilidades previamente determinados pelos matrizes de habilidades e competências do estado do Tocantins e do Circuito Campeão.
Sou uma ferrenha defensora do planejamento de aulas. Não concebo a ideia de aulas ministradas sem um planejamento prévio que contemple as necessidades e particularidades do público ao qual se destina. Porem sou inimiga número 1 as burocracia pela burocracia.
O plano de curso que somos obrigados a elaborar é engessado pelo Referencial Curricular - Ensino Fundamental - 1º Ao 9º Ano e pelas Matrizes de Competências e Habilidades do Circuito Campeão que determinam que e quando os conteúdos devem ser ministrados.
Sendo dessa forma, porque o Referencial Curricular do Ensino Fundamental - 1º Ao 9º Ano e as Matrizes de Competências e Habilidades do Circuito Campeão não são inseridos direto no SGE _ Sistema de Gerenciamento Escolar? Isso nos pouparia muito tempo gasto desnecessariamente com a burocracia pedagógica.
Imagine; alguns cliques e tudo estaria nos devidos lugares.
Vamos fazer essa campanha: Queremos o referencial curricular inserido no SGE.
Mas enquanto isso não acontece vai aí uma pequena ajuda para quem está enrolado com o planejamento para o sistema..
       
http://www.mediafire.com/view/?bpv8c1b629x21h1                            

Beijos,
           Rosi Ramos
http://www.mediafire.com/view/?bpv8c1b629x21h1

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